![]() |
Fotos/ Ordem Franciscana Secular de Óbidos |
Nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2025 no Assentamento Maria Tereza ( área de várzea) realizou-se no Salão da Capela de São Francisco de Assis, o 1º Retiro Espiritual de Carnaval da Ordem Franciscana Secular da Diocese de Óbidos, promovido pelo Distrito do Regional Norte III Pará Oeste da OFS, que compõem as Fraternidades de São Francisco de Assis de Óbidos e São PIO de Porto Trombetas.
No qual o retiro de carnaval tem como tema: Fraternidade e Ecologia Integral, Lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (1Gn, 1,31).
O retiro começou com atraso devido a Irmã Chuva, que caiu pelo início da madrugada na região. Mesmo assim, pegamos a embarcação rumo à Maria Tereza e chegando lá por volta das 10:00 fomos recepcionados pela comunidade e logo em seguida deu início no retiro.
O tema central do Retiro contou com a assessoria da Irmã Raí da OFS de Santarém, que refletiu com os participantes o tema da Campanha da Fraternidade e a dimensão da espiritualidade franciscana dos 800 anos do Cântico das Criaturas, os 10 anos da Laudato S’. Após a explanação, Irmã Raí convidou os presentes para participar da roda de ciranda, para fechar com chave de ouro.
A segunda parte do retiro a assessoria ficou por conta do Dr. Professor Ronei Brelaz, que abordou o tema: Mudanças Climáticas na Amazônia, no qual fez os presentes a refletir sobre o cuidado da Casa em Comum e também sobre o fenômeno das terras caídas que a região de Óbidos sofre, devido o desbarrancamento das margens dos rios amazônicos, que ocorre durante a seca.
Os presentes foram convidados para participar da Roda de Conversa sobre a situação da Casa em Comum”, com ênfase para Comunidade Ribeirinha Maria Tereza. Professor Everton Lopes, da OFS de Óbidos coordenou a roda de conversa, sendo que a comunidade expôs as suas dificuldades que eles enfrentam. Um dos problemas que a comunidade sofre é a questão da água que não é de boa qualidade para fazer comida, beber. Há anos que eles vêm conversando com as autoridades do município e até hoje não foi feito nada, para solucionar o problema e a perseguição política por parte de alguns representantes do governo local do município.
Depois da roda de conversa, os presentes foram convidados para participar da dinâmica da “Pegada Ecológica”, que foi uma forma de interagir com eles sobre os assuntos, que foram refletidos pela parte da manhã e tarde.
Por volta das 18hs da noite realizou-se a novena /encontro: São Francisco, um exemplo de cuidado pela casa em comum e seguido de Adoração ao Santíssimo, que foi conduzido pelos Diáconos Permanentes: Gildo da Fraternidade São Pio e Aguinaldo da Maria Tereza. Que foi o momento de agradecer a Deus pelo 1º dia do Retiro Espiritual de Carnaval da OFS e pela beleza natural da Floresta que ainda existe no assentamento.
No segundo dia de retiro (16/03/2025) às 8hs da manhã realizou-se a Celebração da Palavra, que foi conduzida pelos Diáconos Permanentes. Foi um momento especial de entrar em clima de oração e agradecer por tudo que o Deus Criador nos concedeu na Mãe Terra. Na reflexão da palavra foi refletido sobre as leituras do domingo e o tema do retiro: Ecologia Integral, os 800 anos do Cântico das Criaturas, os 10 anos da Laudato SI’, o papel dos franciscanos seculares e pela Comunidade Maria Teresa ter aceito o convite de sediar o 1º Retiro de Carnaval da OFS.
A última palestra do retiro ficou por conta do Professor Everton Lopes, OFS (mestre de Formação da Fraternidade São Francisco de Assis de Óbidos),que refletiu com os participantes os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara, no qual levou eles a refletir, analisar sobre a importância de viver uma Ecologia Integral em todos os aspectos, para se preparar bem, para começar a viver a conversão ecológica que é um movimento que busca a transformação de hábitos e comportamentos para um estilo de vida mais sustentável.
Como resultado da avaliação do 1º retiro de Carnaval da OFS do Distrito, ficou decidido por todos os participantes:
1- Continuar com o “Retiro de Carnaval da OFS”, sendo que o local definido foi Porto Trombetas para sediar o retiro e a data e no período de carnaval.
2- Reativação da Associação ( Associação do Projeto de Assentamento Agro-estrativista Pae Maria Tereza (Apaemt) ), com apoio do Distrito da OFS
3- Com uma votação expressiva os participantes da comunidade votaram para se abrir um núcleo de OFS na comunidade. E a Fraternidade São Francisco de Assis de Óbidos vai dar o suporte no acompanhamento.
Por volta das 12hs foi servido o almoço e logo em seguida, foi realizado um bingo entre os participantes.
Por- Redação
Com informações Ordem Franciscana Secular de Óbidos