Projetos “Mãos que Cuidam das Águas” abre inscrições para capacitar professores diante das mudanças climáticas
São Paulo, novembro de 2024 – O aumento da seca extrema na Amazônia, intensificada pelas mudanças climáticas, evidencia a urgência que a preservação da água deve ser tratada. Diante desse cenário, o Museu das Águas Brasileiras, com apoio da Alcoa Foundation, formará lideranças engajadas na gestão e conservação dos recursos hídricos. O projeto "Mãos que Cuidam das Águas" está em busca de professores do ensino fundamental ou médio para capacitá-los sobre temas relacionados à conservação da água, manejo adequado e práticas ancestrais, desenvolvimento de atitudes sustentáveis, valorização do patrimônio cultural e ambiental para um futuro mais sustentável. A capacitação dos professores acontecerá em dezembro de forma online, com o tema: "Cuidado e Conservação das Águas". As inscrições estão abertas até 30 de novembro e podem ser feitas diretamente no site:
“Os jovens são a próxima geração de líderes e tomadores de decisão. Ao serem capacitados desde cedo, eles desenvolvem uma consciência ambiental ainda mais profunda, com o poder de influenciar mudanças culturais e comportamentais de quem está a sua volta. A formação de jovens lideranças contribui para que eles possam atuar de forma ativa, propondo soluções inovadoras e engajando suas comunidades”, destaca Tatiana Bizzi, gerente de Programas Comunitários da Alcoa.
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a empresa está presente, fazendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Com uma estratégia que envolve doações corporativas e voluntariado por parte dos colaboradores, os esforços filantrópicos da organização contribuem para programas que protegem e preservam o meio ambiente, além de promoverem o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento econômico e social.
Sobre a Alcoa Brasil
Referência mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 17 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.
Sobre a Alcoa Foundation
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a empresa está presente, fazendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Com uma estratégia que envolve doações corporativas e voluntariado por parte dos funcionários, os esforços filantrópicos da organização contribuem para programas que protegem e preservam o meio ambiente, além de promoverem o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Para mais informações, acesse www.alcoa.com/foundation/en.
Sobre o Museu das Águas Brasileiras
O Museu das Águas Brasileiras é um projeto institucional interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, e que tem entre seus apoiadores a Alcoa Foundation. O objetivo é aproximar o público dos temas relacionados à água enquanto elemento essencial para a vida não somente em termos biológicos, mas também culturais e sociais. Visa divulgar informações socioecológicas e as melhores práticas de gestão da água para públicos científicos e não científicos.
Por- Redação
Com informações FSB Comunicação